Crítica | Agora e Para sempre (Now is Good, 2012)

Se você leu ou assistiu A culpa é das estrelas, Um amor para recordar ou até mesmo Uma prova de amor, e gostou então o filme que vou está falando, é para você. Mas caso você não goste ou nunca tenha ouvido falar de nada que eu citei, venha conhecer Agora e para sempre, um filme único que vai arrancar muitos suspiros e claro, lágrimas.

O filme foi lançado em 2012, baseado no livro “Antes de Morrer” de Jenny Downham e vai contar a vida de Tessa (Dakota Fanning), uma adolescente de 17 anos que sofre de leucemia em estágio terminal. A garota fez uma lista de tudo aquilo que qualquer jovem de sua idade já fez, mas ela ainda não, então Tessa pretende fazer tudo antes de morrer. Nesta lista inclui desde de a garota perder a virgindade até furtar algum objeto de uma loja. Porém aquela vida sem sentido e monótona de Tessa muda, ao conhecer seu novo vizinho, Adam (Jeremy Irvine), que aparenta ser o salvador da garota e que pode ser o único a ajudá-la a resolver os seus problemas. É como se tivesse faltando algo na vida de Tessa e que ela não conseguiria descrever o que era e nem sabia que existia, mas com a chegada de Adam, a sua vida ganhou sentido e Tessa se entrega totalmente a essa relação.

tumblr_mtfre8gI6G1rryo5io1_500

O filme é parecido com “Um amor para recordar”, contado a história de uma garota que está com doença terminal e resolve fazer uma lista de desejos e realizar todos, antes de morrer e no meio do percurso acaba se apaixonando. Quando eu assisti o filme, fiquei meio inquieto, pois já imaginava a história toda, devida a semelhança com o filme citado a cima. Porém ao desenrolar do filme, o longa acaba me convencendo que estou enganado e mostrando todo o seu potencial. Em  Agora e para sempre, o filme não vai mostrar apenas Tessa, mas também trás a vida dos outros personagens e de como eles enfrentam todas as situações. Os sentimentos são passados com toda sinceridade que é possível, a dor no olhar, as palavras que machucam, os dramas. Este filme não tem a intenção de mostrar que o amor pode salvar vidas, nem que o humor do protagonista é o que deixa ele forte, aqueles elementos tão clichês que todo mundo já espera, mas pelo contrário, aqui nos é revelado à fragilidade, os medos e as dores sentidas por cada um, conseguindo trazer mais emoção a cada cena, pelo simples fato de serem honesto.

T

O roteiro é interessante, não mostra apenas a vida de Tessa, mas paralelamente é relatado o quanto a doença e os seus atos podem afetar as pessoas que a cercam. Adam que não prefere falar sobre suas conquistas por medo de parecer superior ou até mesmo por medo de machucar a garota, ao demonstrar que ele tem uma vida além dela. Sua mãe que nunca soube lidar com a situação que a filha está passando, e seu pai fazendo o papel de ambos e sendo protetor, que enxerga a criança que ainda existe nela. Cada detalhe que foi dado ao filme, faz tudo parecer mais real e sincero. Neste filme Dakota Fanning, provou todo o seu talento como atriz, se entregou totalmente a personagem, e com certeza deixou o filme mais verdadeiro.

tumblr_mt0rpxykGk1rryo5io1_500

Mesmo o filme tendo pontos diferentes dos outros filmes que falam sobre essa trama, ele não conseguiu fugir de alguns clichês. Mas “Now is good” é tudo tão belo e convincente, que vai ganhando a empatia de qualquer pessoa que assista. O roteiro fez um trabalho lento, nos conquistando com a história de Tessa, trabalhando com as emoções do público, conquistando o coração com cada detalhe e diálogo, e nos destruindo aos poucos, até que em seu final só reste apenas lágrimas. Um filme bem sensível, e bem trabalhado, sabendo trazer humor quando deve e inserindo emoção na hora certa, tudo na medida certa, nada sendo exagerado. O filme não é para todo tipo de público, mas eu recomendo, quem sabe ele possa lhe conquistar e você acabe se apaixonando pela incrível história de Tessa.

“Momentos…nossa vida é uma série de momentos. Cada um…uma viagem para o fim. Desapegue. Desapegue-se de tudo.”

Ficha Técnica

507377.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxxTítulo: Agora e para sempre

Título Original: Now is good

Diretor: Ol Parker

Roteiro: Ol Parker, Jenny Downham

País de origem: Reino Unido

Duração: 103 minutos

Lançamento: 2013

Assista ao Trailer:

10 comentários em “Crítica | Agora e Para sempre (Now is Good, 2012)

  1. Oiii, como vai?
    Eu ainda não tive oportunidade de assistir esse filme e confesso que já anotei a sua indicação neste exato momento. Eu me apaixonei perdidamente pelos os primeiros que citastes, então creio que este filme seja para mim. Obrigada pela dica.
    Beijinhos

    Curtir

  2. Oi, Marco!

    Nossa, se tem um filme que eu amo e toda vez que assisto me derramo em lágrimas, esse filme é Um Amor Para Recordar. Claro que já fiquei curiosa para ver Now is Good, gosto muito de filmes com essa temática e por mais que os enredos sejam semelhantes, acabo me emocionando demais. Já tinha visto algumas cenas do filme no Tumblr, mas não sabia que era esse. Vou ver e te falo!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    Curtir

  3. Oi, tudo bem?
    Concordo que é muito difícil para as pessoas ao redor dela também, porque é complicado saber o que falar, o que fazer. Eu demorei muito para ver o filme A Culpa é das Estrelas. Adiei ao máximo que pude, até cheguei a considerar que nunca o veria, pois são histórias assim que me destroem. E acabei vendo e não me arrependo. Então, Agora e para sempre será mais um filme, que irei adiar por um tempo até que o verei e sei que sofrerei como no outro, mas que valerá a pena. Sua crítica do filme ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    Curtir

  4. Oi, tudo bom?
    Nunca tinha visto esse filme, acho que não foi um sucesso de bilheteria né? Não sou muito fã de filmes que giram em torno da doença, mas mesmo não assistindo sempre, sei que eles passam várias reflexões pra nossa vida e são sempre tocantes. Gosto da atriz e acho que darei uma chance pra esse filme.

    Curtir

  5. Apesar de não gostar de filmes e nem livros que me deixam triste, fiquei um pouco interessada em Agora e para sempre para conhecer a lista de Tessa, perder a virgindade antes de morrer, roubar algo de uma loja (adrenalina na veia, risos). Mas, para decidir se assistirei o não terei que pensar, pois sofro demais, choro demais etc etc etc.

    Bjo
    Tânia Bueno

    Curtir

  6. Oi, tudo bem?
    Tem anos que assisti esse filme e bateu uma nostalgia agora. Será que tem no Netflix? Vou dar uma olhada e assistir de novo.
    Assim como Acede, Um amor para recordar, Um prova de amor; esse filme é lindo e eu chorei horrores. Vale a pena e eu amei a história.

    Beijos
    Leitora Sempre

    Curtir

Deixe um comentário